Bento Gonçalves

 

Untitled Document
Bento Gonçalves está localizada na região serrana do Rio Grande do Sul. A região foi inicialmente habitada por Indígena e até 1870, chamava-se Cruzinha. Por ato do Presidente da Província de São Pedro, foi criada a colônia de Dona Isabel, hoje Bento Gonçalves. O município deu o seu primeiro impulso de progresso com a vinda da agência do Banco Nacional do Comércio e a chegada da ferrovia. Em 1967, o município passa por uma grande transformação, com a colaboração de fortes lideranças e a ajuda de toda a comunidade, surge a 1º FENAVINHO. Hoje com 100 mil habitantes, Bento Gonçalves é um dos mais belos e importantes roteiros turísticos da Serra Gaúcha. A vocação industrial e turística, as paisagens bordadas de parreirais e a garra de seu povo fazem da cidade um lugar acolhedor e de natureza exuberante. Em todo o município a hospitalidade é uma de suas características mais marcantes. Anualmente a cidade recebe uma média de 780 mil visitantes, que buscam o clima romântico da serra, o bom vinho e a farta gastronomia herdada dos imigrantes italianos. Há ainda a opção de participar das inúmeras feiras e congressos nacionais e internacionais ou desfrutar do contato direto com a natureza praticando atividades de ecoturismo. As temperaturas tipicamente européias que chegam a até três graus negativos no inverno proporcionam um espetáculo magnífico da natureza. As quatro estações bem definidas garantem também uma mescla de paisagens que incluem os vales bordados de parreirais no verão, o colorido bucólico do outono, as frias manhãs de inverno com os vales cobertos de geada e o exuberante colorido da primavera.(Foto: Acervo SEMTUR) Eventos:FENAVINHO BRASIL 2007 - Festa Nacional do Vinho (anos ímpares) Expobento (Anual) Festa da Colheita do Vale do Rio das Antas (Anos Pares) Festa da Vindima do Vale dos Vinhedos (Anual) Festival de Danças do Mercosul - Bento em Dança (Anual) Festival de inverno do Vale dos Vinhedos (Anual) Festival do Vinho Doce (Anos Pares) FIMMA-Feira Internac. de Máq., Matérias-Primas e Acess. para a Ind. Moveleira (Anos Impares) II FIEMA BRASIL-Feira Internacional de Ecologia e Meio Ambiente MOVELSUL BRASIL - Feira da Indústria Moveleira (Anos Pares) VINOTECH (Anos Impares)
Ferradura do Vale do Rio das Antas
Prensado entre montanhas o Rio das Antas formou um vale profundo, neste trecho se assemelha ao desenho de uma ferradura. O espetáculo da natureza pode ser conferido através de belvederes instalados ao longo da RST 470. O local fica a cerca de 14 quilômetros do centro de Bento Gonçalves.(Foto: fornecida pela prefeitura)
Parque de Eventos
O Parque de Eventos de Bento Gonçalves possui uma estrutura preparada para abrigar os variados eventos, dispondo de uma área de 322.566 metros quadrados, sendo a segunda maior área coberta e totalmente climatizada do Brasil com 50.282 metros quadrados. A estrutura dispõe ainda de heliponto, reservatórios de água com capacidade para 250.000 litros, 25.000 metros quadrados de estacionamento asfaltado, permitindo 2.500 automóveis dentro do Parque e uma potência de 3.000kva. O Parque abriga grandes eventos nacionais e internacionais. Comparado aos melhores centros do mundo pela sua estrutura, firma-se como um referencial geográfico no Sul do Brasil e América do Sul. (Foto:Acervo SEMTUR)
Ponte Ernesto Dorneles
A Ponte Ernesto Dorneles ou Ponte do Rio das Antas está localizada no distrito de Tuiuty, na divisa dos Municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis, a 25 quilômetros do centro da cidade. No local, encontram-se lancherias, tendas de produtos coloniais e artesanato. O acesso é feito através da rodoviária RST 470. Com 278 metros de extensão a ponte é uma das maiores em arcos paralelos suspensos, também e não possui pilares de sustentação, pois em épocas de cheias, as águas do Rio das Antas atingem uma velocidade de quatro metros por segundo.(Foto:Nestor Foresti)
Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos representa o legado cultural e histórico deixado pelos imigrantes italianos, chegados ao Brasil em 1875. Os costumes e tradições estão enraizados nas pessoas e, até mesmo, na paisagem do Vale dos Vinhedos. A construção de capelas e capitéis, a devoção aos santos, o dialeto vêneto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção do vinho são marcas da imigração italiana. Vales e montanhas cobertos de parreirais marcam a beleza do Vale dos Vinhedos, hoje visitado por quem aprecia o enoturismo. São pequenas propriedades rurais dividindo espaço com vinícolas renomadas, que ao longo dos últimos anos conquistaram destaque nacional e internacional pela qualidade e personalidade dos seus vinhos.Os vinhos do Vale são os únicos do país a apresentar o Selo de Indicação de Procedência, garantindo a origem dos vinhos finos ali produzidos. (Foto: Gilmar Gomes)
Pipa - Pórtico
Ao chegar em Bento Gonçalves, o visitante literalmente está entrando no mundo do vinho. No acesso principal da cidade, um pórtico em formato de pipa, medindo 17 metros de altura, dá as boas-vindas ao visitante. Construída em 1985, é considerada o cartão de visita da cidade, substituindo a existente que era de madeira. Ao lado da Pipa Pórtico, está localizado o Posto de Informações Turísticas (fone 54 3453-2555).(Foto:Acervo Semtur)
Igreja Cristo Rei
A Igreja Matriz Cristo Rei, edificada em estilo gótico moderno, foi inaugurada em novembro de 1954, levando cinco anos para ser construída. Seu interior possui um vão de 40 metros de altura e 03 altares. Numa das naves laterais está localizada a fonte de água benta, onde dois anjos seguram a pia.. A obra foi revestida de cimento com pigmentação amarela pelo escultor alemão Alfredo Staege. Nas janelas, vitrais com ornamentos de brocados.(Foto: fornecida pela prefeitura)
Igreja São Bento
Construída em 1982 totalmente em concreto em forma de pipa, é uma homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região, tornando-se um marco permanente da sua principal atividade: a vitivinicultura. Sendo a segunda no mundo com a referida arquitetura medindo13,5 metros de altura e 22,5 metros de diâmetro, podendo abrigar até mil pessoas. . (Foto: fornecida pela prefeitura)
Interior da Igreja São Bento
A vista interna da Igreja São Bento é embelezada por dezenas de belos coloridos vitrais. O altar e as portas da Igreja são de madeira. As quatro portas representam um barril e os bancos trazem gravada a simbologia da uva.(Fotos: fornecidas pela prefeitura)
Igreja Matriz Santo Antônio
A construção do Santuário iniciou no ano de 1890, sendo concluída em 1894. Em 1923, passou por uma reforma e, em 1933, foi construída a torre do Santuário, medindo 40 metros de altura. O estilo arquitetônico é romano, o altar é todo de mármore Carrara, as estátuas de Cristo e de Santo Antônio são de madeira maciça esculpida e os sinos foram trazidos de Bassano-Itália. Em seu interior belíssimas pinturas dos milagres de Santo Antônio adornam o teto do Santuário.(Foto: fornecida pela prefeitura)
Capela N. S. das Neves
A Capela N. Sra. das Neves foi construída em 1907, por várias famílias de imigrantes italianos. Quando se iniciou a construção, uma grande estiagem assolou a região e a água disponível ficava muito distante do local. Surgiu, então, a idéia de amassar o barro com vinho, já que a colheita estava próxima e o vinho existente seria substituído pelo vinho novo. O vinho foi adicionado à palha de trigo e barro, formando a liga empregada para unir os tijolos. Está situada na Linha 06 da Leopoldina, no Distrito do Vale dos Vinhedos.(Fotos: fornecidas pela prefeitura)
Museu do Imigrante
O prédio é uma construção de 1913, foi sede da Estação de Sericilultura (criação do bicho da seda), Escola Agrícola e Zootécnica, Hotel, residência e, finalmente em 1975, Museu. No primeiro andar você encontra: Sala de Gaitas, Artes e Ofícios e Artes Sacra, cópias de documentos e fotografias e a réplica da Loba Romana, símbolo da versão lendária da fundação de Roma, um presente do Governo Italiano, no Centenário da Imigração Italiana, em 1975. No segundo andar o cotidiano é resgatado (Salas do Vinho, Trabalho, na Cozinha e Quarto) em peças do vestuário, luminárias, louças e objetos pessoais doados..(Foto:Acervo Semtur)
Estação Ferroviária
Localizada na cidade alta, o prédio conserva suas características desde a época de sua construção. Aqui é saída do passeio de Maria Fumaça. (Foto: fornecida pela prefeitura)
Casa da Erva Mate (Caminhos de Pedra)
Legítimos representantes da cultura camponesa, aquela que fazia tudo com as mãos, os imigrantes italianos, totalmente desprovidos de bens materiais, trouxeram para o Distrito de São Pedro a riqueza de seus valores culturais, expressos na religiosidade, no trabalho e valorização da família. Hoje, os Caminhos de Pedra resgatam a herança cultural recebida dos imigrantes italianos, constituindo-se num museu vivo, onde os descendentes desses imigrantes recebem o visitante e lhes mostram a autenticidade e originalidade da sua cultura, gastronomia e arquitetura. Para melhor compreensão deste roteiro é necessário estar acompanhado de guia de turismo. Visite o site www.caminhosdepedra.com.br (Foto:Nestor Foresti)
Via Del Vino
A Via Del Vino, localizada no centro da cidade, abriga a Casa Del Vinho, onde, em dias de Festa, acontece a distribuição do Vinho Encanado O vinho sai das pipas e, através de canos, chega às torneiras de distribuição. Na Via Del Vino, defronte ao Palácio Municipal, inaugurado em 1902 está situada La Fontana, um chafariz onde jorra água na cor de vinho. A Via Del Vino abriga um Posto de Informações Turísticas (fone 54 3453-6699).(Foto:Nestor Foresti)
Monumento aos Imigrantes Italianos
O Monumento aos Imigrantes Italianos está instalado na Praça Achyles Mincarone, ao lado da Igreja São Bento. Foi inaugurado em 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo a obra oficial alusiva à data. A escultura de bronze é de autoria do artista Gustavo Nackle Neffa e pesa 121 toneladas. Além do valor artístico, o monumento homenageia homens e mulheres que dedicaram sua vida pra construir a grandeza do município de Bento Gonçalves.(Foto:Wagner Meneguzzzi)
 
Principal Terminais de Consulta Empresa Pedágios Roteiros Postos Policiais Pardais Meteorologia Fale Conosco Links